Pesquisa Diário Motorsport Resultado Final: 65,32% dizem NÃO a Cleyton Pinteiro, mas ele seria reeleito na CBA. Entenda os motivos

Cleyton Pinteiro, presidente da CBA (Foto FERNANDA FREIXOSA/VICAR)

Por Americo Teixeira Jr. – Chegou ao final a Pesquisa Diário Motorsport sobre a Confederação Brasileira de Automobilismo. O objetivo, sem qualquer responsabilidade científica, foi o de medir a aceitação do presidente Cleyton Pinteiro no meio automobilístico, tendo em vista as futuras eleições. Além disso, a Pesquisa Diário Motorsport ofereceu a oportunidade, para aqueles que se manifestassem contrários a um segundo mandato de Cleyton Pinteiro, de indicar eventuais nomes para o posto.

No total, foram recebidos 241 votos formulados por profissionais do automobilismo de maneira geral. Destes, 78 (32,36%) defendem um segundo mandato para Cleyton Pinteiro, o que significa a maior margem de aceitação registrada na pesquisa.

Nem mesmo Nelson Piquet, com 38 votos e líder dentre os indicados por aqueles que não querem um segundo madato para Pinteiro, atingiu a marca do dirigente pernambucano.

Oito votos (3,32%) foram considerados nulos por indicação dúbia ou abstenção. Os restantes 155 votantes, “universo” representado por 63,32% dos votos, deixaram claro que não querem Cleyton Pinteiro à frente da CBA a partir de janeiro de 2013.

Embora seja amplamente conhecida a legislação que norteia uma assembléia eletiva, que confere direito de voto para a eleição do presidente da CBA somente para os presidentes das federações que formam a entidade, qualquer pessoa pode ser candidato a presidente. Basta registrar uma chapa com o aval de pelo menos cinco federações.

Como ser candidato à presidência da CBA?

Se em teoria isso é plenamente possível, visto não se tratar de uma manifestação de voto, mas apenas um aval para que haja disputa, na prática é algo bem complicado. Com um colégio eleitoral de 22 federações, os acordos políticos dificultam a entrada de alguém de “fora” no grupo já previamente formado.

O Diário Motorsport pôde saber que existem pelo menos dois grupos atuando para tentar furar o cerco e conseguir as credenciais necessárias para disputar as eleições, em janeiro de 2013. Mas como existe muito tempo até lá, muitas jogadas nesse intrincado “jogo de xadrez” irão acontecer.

Independentemente disso, porém, em razão do formato atual de eleição (totalmente legal, válido para todas as confederações e amparado na legislação federal brasileira do desporto), Cleyton Pinteiro tem amplo favoritismo para ser reeleito, em janeiro de 2013, para um novo mandato de quatro anos. Para que esse quadro mude, muita coisa tem de acontecer.

Pesquisa Diário Motorsport – Resultado Final – Sábado, 8 de fevereiro de 2012

155 votos – 63,32% – “Não, Cleyton Pinteiro não deve concorrer a um segundo mandato”

78 votos – 32,36% – “Sim, Cleyton Pinteiro merece um segundo mandato pelo trabalho que está realizando”

8 votos – 3,32% – Votos inválidos

X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X

O presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, e Nestor Valduga, presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional (Foto DUDA BAIRROS)

Pesquisa Diário Motorsport Prévia nº 3: Cleyton Pinteiro tem 31,76% de apoio e 65,23% de rejeição

Por Americo Teixeira Jr. – A terceira prévia da Pesquisa Diário Motorsport, sobre a sucessão na Confederação Brasileira de Automobilismo, aponte um quadro estável em relação à reeleição ou não do presidente Cleyton Pinteiro. Dos 238 votos registrados até ontem, 8 de fevereiro, 76 (31,93%) votantes querem vê-lo no segundo mandato, aos contrário dos demais 65,23% (Foram considerados nulos sete votos ou 2,94%).

Os votos serão recebido até o dia 5, com publicação final do resultado no dia 17 de fevereiro.

Pesquisa Diário Motorsport – Prévia nº 3 – Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

155 votos – 65,23% – “Não, Cleyton Pinteiro não deve concorrer a um segundo mandato”

76 votos – 31,93% – “Sim, Cleyton Pinteiro merece um segundo mandato pelo trabalho que está realizando”

7 votos – 2,94% – Votos inválidos

 

X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-

Carlos Col tem sido citado, dentre os que não querem a reeleição de Cleyton Pinteiro, como um dos possíveis candidatos ao pleito de 2013 (Foto Duda Bairro/Vicar)

(04.02.2012) Pesquisa Diário Motorsport Prévia nº 2: Apoio a Pinteiro aumenta, mas rejeição continua grande

Por Americo Teixeira Jr. – A segunda prévia da Pesquisa Diário Motorsport sobre a CBA registra uma ampliação do percentual favorável à candidatura para um possível segundo mandato do atual presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro.

Mas apesar de a opção “Sim, Cleyton Pinteiro merece um segundo mandato pelo trabalho que está realizando” ter crescido de 26,77% para 31,81%, continua sendo ampla a vantagem dos partidários da opção “Não, Cleyton Pinteiro não deve concorrer a um segundo mandato“. A queda registrada nesse quesito não foi suficiente para mudar o quadro da primeira prévia, uma vez que de 69,29% passou para 64,65%. Caiu também o número percentual dos votos considerados inválidos, de 3,94% para 3,53%.

A primeira prévia considerou as respostas manifestadas por 127 respostas por e-mail, entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro. A segunda prévia, que considerou os votos chegados até o dia 3 de fevereiro, teve como base 198 votos.

Pesquisa Diário Motorsport – Prévia nº 2 – Sábado, 4 de fevereiro de 2012

64,65% – “Não, Cleyton Pinteiro não deve concorrer a um segundo mandato”

31,81% – “Sim, Cleyton Pinteiro merece um segundo mandato pelo trabalho que está realizando”

3,53% – Votos inválidos


X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X

 

Cleyton Pinteiro assumiu a presidência da CBA no dia 16 de março de 2009 (Foto VINÍCIUS NUNES)

(02.02.2012) Pesquisa Diário Motorsport Prévia nº 1: Votos contrários à reeleição de Cleyton Pinteiro lideram

Por Americo Teixeira Jr. – Esta primeira prévia da Pesquisa Diário Motorsport indica, preliminarmente, que o atual presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro, situa-se teoricamente em uma condição desconfortável diante de uma eventual reeleição ao cargo máximo do automobilismo brasileiro. O termo “teórico” se faz necessário porque o presidente da entidade não é escolhido pelo voto direto de pilotos e demais profissionais do esporte, mas sim pelos presidentes das federações que compõem a CBA e que hoje são 22.

De todo modo, o levantamento elaborado pelo Diário Motorsport tem o objetivo de medir o grau de aceitação de Pinteiro junto ao meio e se há algum nome majoritariamente preferido pela comunidade do automobilismo, em que pese a legislação vigente, para ocupar o cargo. Esse primeiro levantamento, apesar de pequeno no número de votos, coloca Pinteiro numa posição desfavorável, enquanto o tricampeão Nelson Piquet desponta como o “presidente da CBA” dos sonhos de muita gente.

Votos por e-mail

A dinâmica de votação é simples. Um e-mail-convite está sendo enviado para membros dos mais diversos segmentos do automobilismo. Pilotos, navegadores, dirigentes, jornalistas, chefes de equipes, promotores, patrocinadores, técnicos, entre outros, estão recebendo o e-mail. Aliás, se você não recebeu e quer participar da pesquisa, clique aqui para conhecer os detalhes. Vale dizer que o próprio presidente Pinteiro, membros da diretoria da CBA e presidentes de federações também receberam o referido e-mail-convite.

 Nesse primeiro levantamento, o Diário Motorsport recebeu 127 respostas, entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro, lembrando que os votos serão recebidos até o dia 15 de fevereiro, com a divulgação do resultado final dois dias depois. Até aqui, 88 votos ou 69,29% foram direcionados para a opção “Não, Cleyton Pinteiro não deve concorrer a um segundo mandato“. Outros 34 votantes (26,77%) manifestaram pensamentos diferentes ao darem preferência à propositura: “Sim, Cleyton Pinteiro merece um segundo mandato pelo trabalho que está realizando“. Cinco votos foram considerados inválidos por discordância com o regulamento da Pesquisa Diário Motorsport.

Pesquisa Diário Motorsport – Prévia nº 1 – Quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

69,29% – “Não, Cleyton Pinteiro não deve concorrer a um segundo mandato”

26,77% – “Sim, Cleyton Pinteiro merece um segundo mandato pelo trabalho que está realizando”

3,94% – Votos inválidos

 

3 Comments

  1. Raphael Soares 19 de fevereiro de 2012 at 23:02

    Este modelo implantado pelas Confederações e como você citou, amparado pela legislação do desporto brasileirom, é uma vergonha, uma artimanha de manutenção do poder, legal e imoral.

    Imaginem os senhores, no atual estágio de democracia no Brasil tivéssemos que engolir, um presidente, um governador ou um prefeito eleito de forma indireta, surreal esta hipótese, pois é exatamente assim que Confederações e Federações perpetuam seus presidentes, alternando de tempos em tempos apenas por conveniência.

    O normal, o racional, o lógico seria a eleição direta pelos pilotos filiados a estas instituições, que só existem para servir aos pilotos e nada mais, inverteram a ordem das coisas, o acessório virou principal.

    Os dirigentes destas instituições deveriam se sentir envergonhados com a péssima imagem, com o trabalho ruim, os mais lúcidos deveriam capitanear este processo de democratização, porém o que se observa na prática são instituições fantasmas (faus e clubes)que só existem no papel, com um único objetivo, perpetuar este falido modelo de administração desportiva e os pífios resultados estão aí, infraestrutura decadente, falta de planejamento, ausência de representatividade política, perda de espaço para outros esportes e o pior, tem gente comemorando.

    Reply
  2. Raphael Soares 5 de fevereiro de 2012 at 19:18

    O post do dia 04/02 está com os números trocados!!!!

    Reply
    1. Americo Teixeira Jr. 5 de fevereiro de 2012 at 19:27

      Obrigado, Raphael, pelo aviso, mas onde exatamente estão os números trocados? Abraço!

      Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *