Por Andrea Leite (@DeaIndy) de Fontana, CA, USA. – Num recorde de punições, todas elas aplicadas por troca de motores, o grid para a MAV TV American Real 500, hoje em Fontana (CA), será bem diferente do resultado obtido ontem no Qualifying. Mas apesar das penalidades aplicadas a 14 pilotos das três marcas de motores em disputa, não houve alteração na pole position, que foi conquistada por Marco Andretti (Foto by LAT/IndyCar), piloto da Andretti Autosport. Ryan Briscoe, o piloto do Team Penske que fechou a primeira fila, largará na mesma posição. A partir do 3º posto, as alterações foram profundas.
Embora o item motor tenha sido o gerador de tantas mudanças, elas se diferiram no detalhe do regulamento. Pelas regras da IndyCar, cada carro pode usar até cinco motores durante o campeonato e, desse total, cada um tem de rodar no mínimo 1.850 milhas antes de ser trocado. Se houver troca antes dessa milhagem, punição. O mesmo ocorre se passar desse limite. Independentemente da milhagem do anterior, se o piloto for para a pista com o sexto motor ou mais, também perde 10 posições no grid.
Na prática, nem todos perderem dez posições, em razão do número de pilotos em pista. Simona de Silvestro, por exemplo, punida por utilizar o nono motor Lotus na temporada, largará na mesma posição original, a 26ª, visto não haver 36 carros na pista, uma maneira para ele efetivamente contabilizar a perda.
Dessa forma, o grid de Fontana é o seguinte:
1 – Marco Andretti (Andretti Autosport) – P1 no Qualifying – Correrá com o quinto motor 2 – Ryan Briscoe (Team Penske) – P2 no Qualifying – Correrá com o quinto motor 3 – Tony Kanaan (KV Racing Technology) – P7 no Qualifying – Correrá com o quinto motor 4 – JR Hildebrand (Panther Racing) – P8 no Qualifying – Correrá com o quinto motor 5 – Ed Carpenter (Ed Carpenter Racing) – P9 no Qualifying – Correrá com o quinto motor 6 – Rubens Barrichello (KV Racing Technology) – P10 no Qualifying – Correrá com o quinto motor 7 – Katherine Legge (Dragom Racing) – P14 no Qualifying – Correrá com o quinto motor 8 – Oriol Servia (Dreyer & Reinbold Racing) – P18 no Qualifying – Correrá com o quinto motor 9 – Dario Franchitti (Chip Ganassi Racing) – P19 no Qualifying – Correrá com o quinto motor 10 – Sebastian Saavedra (AFS Racing) – P21 no Qualifying – Correrá com o quinto motor 11 – EJ Viso (KV Racing Technology) – P22 no Qualifying – Correrá com o quinto motor 12 – James Jakes (Dale Coyne Racing) – P24 no Qualifying – Correrá com o quinto motor 13 – Will Power (Team Penske) – P3 no Qualifying – Correrá com o sexto motor – Punido com 10P 14 – Josef Newgarden (Sarah Fisher Hartman Racing) – P4 no Qualifying – Correrá com o sétimo motor – Punido com 10P 15 – Scott Dixon (Chip Ganassi Racing) – P5 no Qualifying – Correrá com o sétimo motor – Punido com 10P 16 – Alex Tagliani (Ryan Herta Autosport) – P6 no Qualifying – Correrá com o sexto motor – Punido com 10P 17 – Helio Castroneves (Team Racing) – P10 no Qualifying – Correrá com o sexto motor – Punido com 10P 18 – Graham Rahal (Chip Ganassi Racing) – P11 no Qualifying – Correrá com o sexto motor – Punido com 10P 19 – James Hinchcliffe (Andretti Autosport) – P12 no Qualifying – Correrá com o sexto motor – Punido com 10P 20 – Simon Pagenaud (Sam Schmidt Motorsports) – P3 no Qualifying – Correrá com o sexto motor – Punido com 10P 21 – Takuma Sato (Rahal Letterman Lanigan Racing) – P16 no Qualifying – Correrá com o nono motor – Punido com 10P 22 – Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport) – P17 no Qualifying – Correrá com o sexto motor – Punido com 10P 23 – Charlie Kimball (Chip Ganassi Racing) – P20 no Qualifying – Correrá com o oitavo motor – Punido com 10P 24 – Wade Cinningham (AJ Foyt Racing) – P23 no Qualifying – Correrá com o sétimo motor – Punido com 10P 25 – Justin Wilson (Dale Coyne Racing) – P25 no Qualifying – Correrá com o sexto motor – Punido com 10P 26 – Simona de Silvestro (HVM Racing) – P26 no Qualifying – Correrá com o nono motor – Punida com 10P