Por Americo Teixeira Jr *. – Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo na época, Reginaldo Freua Bufáiçal nem queria ouvir falar de Fórmula Truck. “Caminhão não é carro de corrida”, disse uma vez, relutando em dar a homologação necessária para que se tornasse competição oficial. O ano era 1995 e Aurélio Batista Félix era promotor e piloto de corridas extra-oficiais dos pesados – e bota pesado nisso! Além do ineditismo, a nova modalidade registrara um ponto desfavorável logo de início: um acidente fatal numa prova experimental, em Cascavel (PR), anos antes. Mas Félix era um homem de tal forma determinado e apaixonado pela categoria que não seria uma questão burocrática atrapalhar seus planos.
O promotor era neurótico em questão de segurança e sua obsessão era deixar o público satisfeito. Com isso em mente, transformou aquela confusão inicial num evento de porte. E tanto fez que conseguiu a tão esperada homologação da entidade desportiva, deixando de ser algo pirata para entrar no calendário oficial. Bufáiçal fora vencido na sua intenção inicial, mas estava super de olho no que estava acontecendo. Qualquer problema mais sério, em tese, poderia resultar no cancelamento da licença. Mas não foi preciso, pois aquela corrida aparentemente “maluca” em seu início se transformaria no mais popular evento do nosso automobilismo, além de um inegável nível de segurança.
Desde aquela primeira corrida “na legalidade”, abrindo a temporada 1996 em Guaporé (RS), até os dias de hoje, a Fórmula Truck tem driblado dificuldades e se mantido como um campeonato estabelecido, sustentável, efetivamente multimarca. São 19 temporadas e mesmo sem o seu criador, falecido em março de 2008, a categoria agora presidida por Neusa Navarro Félix continua sua trajetória de marcas exponenciais. E a próxima será atingida nesse final de semana, em Córdoba, rodada argentina que marcará a 200ª corrida oficial da Fórmula Truck. Nem sei se o próprio Aurélio via tão longe quando reuniu aquela turma em Cascavel, ainda em 1995.
* Com dados numéricos fornecidos pela assessoria de imprensa da Fórmula Truck


