FIA preserva atividade de pilotos russos e bielorrussos

Até segunda ordem, compatriotas de Vladimir Putin correrão sob a bandeira da FIA; igual condição foi imposta a representantes do Belarus (Bielorrússia)

Por Américo Teixeira Junior

Em reunião extraordinária do Conselho Mundial de Esporte a Motor, a FIA decidiu hoje (01.03) que pilotos da Rússia e Belarus poderão disputar, como esportistas individuais, as competições a ela tuteladas. Entretanto, sem qualquer identificação pátria e correndo sob a bandeira da entidade. O mesmo se aplica a profissionais e oficiais de competição. O protocolo anunciado não esclarece a condição de patrocinadores russos, mas veta “símbolos, cores, bandeira e hinos nacionais”.

Por outro lado, estão suspensos eventos anteriormente marcados para o território russo e presença de equipes russas de qualquer campeonato FIA. Foi determinado, ainda, o afastamento de representantes dos dois países em cargos eleitos e nas comissões.

Era esperada a presença da FIA no movimento internacional que condena os ataques da Rússia contra o território da Ucrânia, mas a entidade conseguiu escapar da hipocrisia de pudir esportistas de ambas nacionalidades, indiscriminadamente. O presidente Mohammed Ben Sulayem reforçou se tratar de medidas temporárias.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *