Copersucar-Fittipaldi FD01 Ford Cosworth DFV

Copersucar-Fittipaldi

Ano: 1975
Chassi: FD01
Motor: Ford Cosworth DFV 3.0L V8
Pneu: Goodyear
Chefe de Equipe: Wilson Fittipaldi Jr. (Brasil)
Projetista: Ricardo Divila (Brasil)

Observações:

O FD01 foi o projeto inaugural da equipe Fittipaldi de Fórmula 1. Assinado por Ricardo Divila, o carro estreou no Grande Prêmio da Argentina de 1975 com o fundador da equipe, o piloto Wilson Fittipaldi Jr., e marcou por suas linhas revolucionárias para a época. De vida curta, o FD01 pegou fogo na 12ª volta da prova e na seguinte, em Interlagos, já recebia a denominação FD02.

Construído num galpão defronte ao Portal 7 (de acesso aos boxes) do Autódromo de Interlagos, o primeiro Fórmula 1 brasileiro, o Copersucar-Fittipaldi FD01 fez sua estréia e única corrida, com essa denominação, no Grande Prêmio da Argentina de 1975 (Foto Fornecida por Secco Consultoria/Dana, Buenos Aires, ARG, 12.01.1975)

9 Comments

  1. Julio Cesar 6 de dezembro de 2011 at 16:36

    Digo mais: a MALDITA DA Petrobras mão apoiou os Fittipaldi pra depois fazrt aquela palhaçada com a Wllians (mais recentemente!)!!!!!!! Oque os “gringos” tem qie nós não temos ????????????????

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  2. Arq Antonio Del Moral 8 de junho de 2011 at 9:30

    Olá!

    Hoje com 57 anos, assisti ao vivo o Copersucar em 1975, ainda o vejo na minha frente, tenho fotos. Emerson e Ingo.
    Todas equipes e tudo era um tipo de Kit, igual, não sei ao certo o que deu errado. Estou escrevendo um livro sobre a Formula 1 e abordo o Copersucar.
    Conheci Emerson e Wilsinho, parabéns a eles pela Copersucar, mas nem eles viram o que fizeram na época.
    Dinheiro tinham, foi sabotagem e maus projetos, acredito. E azar mesmo,acontece.

    Valeu!

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  3. Luiz Henrique Bucci 9 de abril de 2011 at 22:56

    Se no Brasil os empresários fossem um pouco menos gananciosos e mais patriotas, quem sabe hoje o nosso país seria uma potência na Fórmula 1, ao invés disso temos que ver a tristes epsódios dos pilotos brasileiros aceitando todo tipo de marmelada em troca do direito de pilotar um F1.
    Que saudade de pilotos como Emerson Fitipaldi, Nelson Piquet e o grande Airton Senna, que colocavam em primeiro lugar o desejo de serem campeões, ha…bons tempos!!

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  4. Carlos 5 de março de 2011 at 17:03

    Lembro muito bem de uma entrevista do Emerson, que foi até uma empresa na Itália para verificar o laudo dos motores DFV fornecidos, se estavam com a especificação e se atigia o numero de giros. Em resumo, os motores não eram todos iguais, somente algumas equipes recebiam os motores top, e as outras recebiam motores com algumas limitações

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  5. Miro Silveira 16 de outubro de 2010 at 0:17

    Foi e pelo visto será o unico F-1 Brasileiro.Admiro os Fittipaldi e tenho orgulho do que fizeram.Em 1980 no mundial de construtores eles chegaram na frente da Ferrari, Willians e Renault.Mas O Brasil tem a competencia de acabar com que temos de melhor.Que pena!!! Salve Os Fitti!!!

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  6. Arq Antonio Del MORAL 28 de setembro de 2010 at 13:39

    Foi uma grande Equipe, e tinha as mesmas chances das outras.
    Acompanhei ao vivo isso.

    Não sei o que houve, mas a sabotaram, acabou fechando, normal.

    Foi muito legal essa sacada dos Fittipaldi, valeu.

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  7. marcos rossini 13 de agosto de 2010 at 18:01

    Tinha tudo pra dar certo…só mais um pouquinho de tempo e os resultados apareceriam. Na época a equipe Fittipaldi era melhor do que a Willians, e hoje a equipe inglesa é uma das maiores da F1.

    O Copersucar clasificou-se em alguns campeonatos na frente de Ferrari e Mclaren, que pena que a mídia não deu o devido valor a nossa unica equipe de Fórmula 1 de todos os tempos.

    Só tenho que parabenizar a familia Fittipaldi, e lembrar com saudades, do dia em que o FITTI fez sua 1a corrida no Brasil, e eu tive o prazer de assistir no antigo retão de Interlagos…

    valeu!!!

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  8. Adalberto "Miagi" 10 de agosto de 2010 at 15:04

    Um bom carro, um grande projeto e um naufrágio, por falta de patrocínio, apoio, etc.

    Brasil…….

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  9. Flavio Perillo 10 de agosto de 2010 at 13:00

    Sem contar que do modelo original, que foi testado em Interlagos juntamente com Berta Divisão 4 da Equipe Hollywood, foram alterados o tamanho do radiador traseiro, a colocação de outras unidades de refrigeração laterais, aerofólio traseiro e a tomada de ar para o motor que ganhou um apêndice que vemos na foto.
    Pena que não consigo colar uma foto aqui.
    Saudades…hoje, dias frios…melancólicos.
    Abraços.

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