Copersucar-Fittipaldi
Ano: 1975
Chassi: FD01
Motor: Ford Cosworth DFV 3.0L V8
Pneu: Goodyear
Chefe de Equipe: Wilson Fittipaldi Jr. (Brasil)
Projetista: Ricardo Divila (Brasil)
Observações:
O FD01 foi o projeto inaugural da equipe Fittipaldi de Fórmula 1. Assinado por Ricardo Divila, o carro estreou no Grande Prêmio da Argentina de 1975 com o fundador da equipe, o piloto Wilson Fittipaldi Jr., e marcou por suas linhas revolucionárias para a época. De vida curta, o FD01 pegou fogo na 12ª volta da prova e na seguinte, em Interlagos, já recebia a denominação FD02.

Digo mais: a MALDITA DA Petrobras mão apoiou os Fittipaldi pra depois fazrt aquela palhaçada com a Wllians (mais recentemente!)!!!!!!! Oque os “gringos” tem qie nós não temos ????????????????
Olá!
Hoje com 57 anos, assisti ao vivo o Copersucar em 1975, ainda o vejo na minha frente, tenho fotos. Emerson e Ingo.
Todas equipes e tudo era um tipo de Kit, igual, não sei ao certo o que deu errado. Estou escrevendo um livro sobre a Formula 1 e abordo o Copersucar.
Conheci Emerson e Wilsinho, parabéns a eles pela Copersucar, mas nem eles viram o que fizeram na época.
Dinheiro tinham, foi sabotagem e maus projetos, acredito. E azar mesmo,acontece.
Valeu!
Se no Brasil os empresários fossem um pouco menos gananciosos e mais patriotas, quem sabe hoje o nosso país seria uma potência na Fórmula 1, ao invés disso temos que ver a tristes epsódios dos pilotos brasileiros aceitando todo tipo de marmelada em troca do direito de pilotar um F1.
Que saudade de pilotos como Emerson Fitipaldi, Nelson Piquet e o grande Airton Senna, que colocavam em primeiro lugar o desejo de serem campeões, ha…bons tempos!!
Lembro muito bem de uma entrevista do Emerson, que foi até uma empresa na Itália para verificar o laudo dos motores DFV fornecidos, se estavam com a especificação e se atigia o numero de giros. Em resumo, os motores não eram todos iguais, somente algumas equipes recebiam os motores top, e as outras recebiam motores com algumas limitações
Foi e pelo visto será o unico F-1 Brasileiro.Admiro os Fittipaldi e tenho orgulho do que fizeram.Em 1980 no mundial de construtores eles chegaram na frente da Ferrari, Willians e Renault.Mas O Brasil tem a competencia de acabar com que temos de melhor.Que pena!!! Salve Os Fitti!!!
Foi uma grande Equipe, e tinha as mesmas chances das outras.
Acompanhei ao vivo isso.
Não sei o que houve, mas a sabotaram, acabou fechando, normal.
Foi muito legal essa sacada dos Fittipaldi, valeu.
Tinha tudo pra dar certo…só mais um pouquinho de tempo e os resultados apareceriam. Na época a equipe Fittipaldi era melhor do que a Willians, e hoje a equipe inglesa é uma das maiores da F1.
O Copersucar clasificou-se em alguns campeonatos na frente de Ferrari e Mclaren, que pena que a mídia não deu o devido valor a nossa unica equipe de Fórmula 1 de todos os tempos.
Só tenho que parabenizar a familia Fittipaldi, e lembrar com saudades, do dia em que o FITTI fez sua 1a corrida no Brasil, e eu tive o prazer de assistir no antigo retão de Interlagos…
valeu!!!
Um bom carro, um grande projeto e um naufrágio, por falta de patrocínio, apoio, etc.
Brasil…….
Sem contar que do modelo original, que foi testado em Interlagos juntamente com Berta Divisão 4 da Equipe Hollywood, foram alterados o tamanho do radiador traseiro, a colocação de outras unidades de refrigeração laterais, aerofólio traseiro e a tomada de ar para o motor que ganhou um apêndice que vemos na foto.
Pena que não consigo colar uma foto aqui.
Saudades…hoje, dias frios…melancólicos.
Abraços.