O governo do Rio Grande do Norte fará todos os esforços para construir um novo kartódromo em Natal, visto que o atual faz parte do complexo que será demolido para dar lugar ao novo estádio para a Copa 2010. Foi essa a promessa que o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro, revelou ter recebido das autoridades potiguares em encontro mantido com o Júlio Henrique Nunes Protásio da Silva, titular da pasta estadual de esporte e lazer. Falando à reportagem do Diário Motorsport, Pinteiro disse que estará cobrando o cumprimento da promessa (Matéria publicada originalmente em 27.08 e atualizada em 09.09.2010).
###
Copa 2014: Kartódromo de Natal será demolido (27.08.2010)
Não é apenas o Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro, que está na mira da Copa de 2014. O Kartódromo da Cidade de Natal, localizado no Largo do Machadão, na capital do Rio Grande do Norte, será demolido para dar lugar ao estádio Arena das Dunas. Esse é o plano proposto pelo governo estadual para Natal integrar a rede de cidades brasileiras no próximo Mundial da FIFA.
O atual estádio José Cláudio de Vasconcelos Machado, o Machadão, e o ginásio poliesportivo Machadinho também estão na lista de edificações que virão abaixo. Já tramitam na Assembléia Legislativa norte-rio-grandense os instrumentos legais relativos ao empreendimento e à respectiva captação de recursos.
Fundado em 1990 e revitalizado em 2005 na gestão do ex-presidente da federação local, Franklin Pereira, o circuito recebeu o nome de Geraldo Melo em homenagem ao seu realizador. Abriga as competições estaduais e funciona também como praça de lazer e educação para o trânsito.
Há, segundo informa a atual diretoria da Federação Potiguar de Automobilismo, entendimentos entre a entidade e a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, sob o comando de Júlio Henrique Nunes Protásio da Silva, para a construção de uma nova pista. A presidência da federação está a cargo de Sesimar Correia que, por meio de um comunicado de imprensa, declarou: “Vamos nos esforçar bastante, encampar novas idéias e viabilizar a escolha de um local para a construção do kartódromo”.
A reportagem do Diário Motorsport entrou em contato com a Federação e Secretaria, sem retorno até o fechamento dessa matéria, que será atualizada tão logo as respostas às questões sejam enviadas.

É uma pena que uma cidade que tem 2 campeões brasileiros de Kart, e que já tem muito poucos atrativos de lazer perca esse kartódromo !!!
Fui campeão nesta pista em 1996, ano em que ela passou pela primeira ampliação. Nada vai apagar as lembranças que tenho de cada volta, cada pole, cada vitória. Ninguém vai conseguir comprar minha memória em troca de um estádio. Que aliás, já existe. Se indignar com isso é cuspir no oceano. E esses imbecis da CBA e CBF não merecem nosso luto. Destruir o kartódromo de Natal é apenas mais um meio de todos eles fazerem o pé de meia. E, daqui de BH, onde moro hj, já dá pra sentir o chulé.
como fazer para participar? até quantos anos pode participar?
Caro Americo,
A Demolição do Kartodromo É um boato sem fundamento criado por alguem pra vender noticias. Eu sou o segundo vice presidente da atual gestão, e posso lhe assegurar que nada existe por aqui. Alias, se você abrir o site do principal jornal da cidade de hoje ( http://www.tribunadonorte.com.br ) verá que nem a licitação da obra do estadio existe, muito menos que o kartodromo será demolido. O novo estádio, segundo o divulgado, ficará ate mais distante que o atual em relação ao kartodromo o que pode até promover um aumento de área do mesmo. A noticia foi gerada por uma pergunta mal formulada de um reporter ao presidente da CBA. Quanto a manifestação do novo presidente, te adianto como vice que estamos iniciando uma gestão, e com uma serie de transformações o que vem dificultando responder a tudo quando ainda estamos batalhando trâmites burocráticos do cartório para assumir de fato o comando . Peço desculpas em nome da direção, mas repito o que falei. O kartódromo pode até ser derrubado, mas no momento não existe nada nem de extra oficial.Alias, aqui em Natal muitas pessoas duvidam inclusive que o estadio será derrubado.Favor ler a tribuna e o blog de Marcos lopes neste mesmo jornal para confirmar o que digo. atenciosamente Sérgio
Prezado Sergio
Manifeste-se oficialmente pelo e-mail [email protected], que poderei transformar seus argumentos em matéria. Reitero apenas que é fato que o kartódromo será demolido e, até agora, seus argumentos não me convenceram do contrário.
Abraço,
Américo Teixeira Jr.
Editor
O comentarista acima , do qual ninguem no kartodromo nunca ouviu falar , mostra total desconhecimento sobre o kart natalense. Em primeiro lugar a noticia que o Kartodromo será demolido não passa de um boato sem nenhum fundamento criado por alguem que tenta vender noticias. Segundo a federação NUNCA esteve sobre intervenção do ministerio público.Terceiro, a atual administração da FPA mal completou 30 dias de ELEITA, o que já torna um comentario de arrogancia e autoritarismo absurda. A atual administração tem o apoio de todos os kartistas de Natal, e irá tentar como todas as forças manter, e até ampliar as instalaçoes do kartódromo.Já o senhor ¨HELDER COSTA¨, deveria usar seu nome verdadeiro pra sabermos qual o real interesse do comentário.
Caro Sérgio
A demolição do kartódromo não é “um boato sem nenhum fundamento criado por alguem que tenta vender noticias”. É fato. Vide manifestações no secretário estadual de esportes, presidente da federação e presidente da CBA. A própria documentação legal do governo estadual a respeito assim apregoa. O novo presidente local foi procurado pelo Diário Motorsport e não se manifestou ainda.
Américo Teixeira Jr.
Editor do Diário Motorsport
Quanto ao kartódromo, realmente é uma pena a sua demiloção, mais o pior não é só isso, pra quem não sabe da verdadeira situação da FPA(Federação Potiguar de Automobilismo)que passou recentemente por mudanças na sua direção(na qual, estava sob intervenção do ministério público). E que não vai deixar saudades nenhuma, por total ineficiência, desinteresse e desvio de verbas da FPA. Mais o pior vem agora. A nova administração, depois de combater e criticar muito a antiga direção, infelizmente segue os mesmos passos, com até mais arrogância e autoritarismo que os anteriores. Só nós resta torcer para que as coisas mudem e tomem o caminho da verdade.
Quem escreve esse comentário, não é ninguém de dentro da FPA, nem da antiga e nem da nova administração, é só mais um apaixonado pelo esporte e que acompanha o Kart desde quando as provas eram realizadas no pátio da Ceasa, na praça Cívica e até mesmo na Base Aerea de Natal, mas que lamenta muito os fatos relatados.
Só nos resta torcer para que a pista seja brevemente substituída. Será que não tem um filho de político que ande de Kart por lá ???
O papo é sempre o mesmo, esse filme já passou em Jacarepaguá(Rio). Pistas de corrida no Brasil deveriam ser empreedimentos particulares para que esse tipo coisa não acontecesse.
Vendo a foto acima, bem na linha de largada/chegada, em frente à torre de controle, Ah ! Que saudade boa. Quantas vezes me sentei ali do lado de fora da torre de controle,onde aparecem 3 pessoas juntas na foto acima,para cronometrar manualmente, a tomada de tempo para formação do grid de largada da categoria novatos nos anos de 1995 e 1996, numa medida para resguardar a lisura dos tempos alcançados pelos pilotos na pista, assim como para confrontar a marcação oficial, que às vezes “teimava” em favorecer indevidamente alguns pilotos mais antigos e que estavam comendo poeira de um pilotinho novato chamado IGOR RODRIGUES. Numa destas “falhas” da cronometragem oficial, certa vez, durante a tomada de tempo para a formação do grid de largada, o diretor de prova, se postou bem em frente à FOTOCELULA, com a bandeira quadriculada em punho, e assim que o piloto de sua preferencia contornou a curva de chegada,na ultima das tres voltas rápidas regulamentadas, logo após a fileira de boxes,o diretor INCONTINENTI, agitou sua bandeira na frente da fotocelula,fazendo-a disparar, a uns 80/120 metros da linha de chegada e assim, conseguiu que seu piloto ficasse 1/2 segundo à frente do Igor.
Pela minha marcação, o piloto Igor ficou 0,40 segundos à frente do piloto favorecido pelo diretor da prova.
A discusão foi grande. No fim, prevaleceu a marcação do diretor. Mas valeu pouco, pois seu piloto foi ultrapassado ainda na primeira curva,por fora diga-se de passagem, e no final da prova, estava prestes a tomar uma volta do lider.
Mas,enfim, tudo isto é apenas para lamentar o fato da possivel demolição do Kartodromo de Natal.É como se apagassem parte de nossa historia,parte de nossa memória.Minha de de todos que vivenciaram bons momentos numa pista de corridas.
Uma lástima.
Como vivenciamos outros absurdos lembramos aos amigos potiguares q cabe um mandato de segurança preventivo, no sentido de q não se cause um dano irreparavel ao patrimonio publico sem q haja, como reza a lei, a alocação de igual partrimonio, valendo sempre ressaltar q promessas de politicos são invariavelmente falsas, (Cezar Maia trapaceou a todos os q nele acreditaram aqui no Rio), boa sorte, é o q desejo, Alcindo
E lá vamos nós…
Mais um absurdo, contra o esporte a motor.
Depois, reclamam que o automobilismo nacional precisa de mais categorias de base….
Meu Deus…