Grupo dissidente da Fórmula Truck anuncia abertura de campeonato regional para maio

Copa Truck estreia calendário de seis etapas divididas em três competições regionais

Por Américo Teixeira Jr.

Renato Martins, na foto com o piloto Felipe Giaffone, lidera a ANET e a criação da Copa Truck (Foto Orlei Silva)

Criada pela Associação Nacional de Equipes de Truck (ANET) e promovida por Sport Promotion Marketing Esportivo, a Copa Truck tem data marcada para começar. Será no dia 28 de maio, em Goiânia (GO), evento que abrirá a temporada de seis etapas. Por não se tratar de um campeonato brasileiro, a nova competição não é homologada pela CBA. Entretanto, segundo o presidente Waldner Bernardo, necessita que os regulamentos técnicos e esportivos sejam homologados e supervisionados pelas federações dos estados que fazem parte do calendário.

Após o rompimento com Dona Neusa Navarro, presidente da Fórmula Truck, várias equipes deixaram a categoria e fundaram a ANET, cujo presidente é o ex-piloto e atual chefe de equipe Renato Martins. A entidade tem como associadas as equipes RM Competições (Martins), AJ5 Sports (Adalberto Jardim), DF Motorsport (Djalma Fogaça), RVR Motorsports (Roberval Andrade), Dakar Motors, Fábio Fogaça Motorsports, Lucar Motorsports e Clay Truck Racing.

Não há, ainda, uma lista oficial de inscritos e, portanto, é apenas uma suposição imaginar que a Copa seja capaz de superar o grid de nove caminhões que a Fórmula Truck apresentou no Velopark, na abertura da temporada 2017. Entretanto, tomando-se como base o campeonato de 2016, as equipes agora associadas à ANET reúnem potencial para apresentar um grid em torno de 14 caminhões.

A Copa Truck terá três fases. A etapa goiana valerá pela primeira rodada da Copa Truck Centro-Oeste, que será completada em Campo Grande (MS), no dia 11 de junho. A Copa seguinte será a Nordeste, composta por Caruaru (PE, 09.07) e Eusébio (CE, 23.07). A conclusão desta primeira temporada ocorrerá no Sudeste, com corridas na mineira Curvelo (15/10) e em Interlagos, no dia 17 de dezembro.

A popular e carismática Débora Rodrigues é um dos principais nomes da Copa Truck (Foto www.rmcompeticoes.com.br)

 

3 Comments

  1. Francisco Muniz 26 de abril de 2017 at 23:39

    Torço para que todos acabem se reunindo, e voltem a criar uma FTruck empolgante.

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  2. Cássio Alves Machado 19 de abril de 2017 at 14:55

    O Aurélio chora no céu com o destino da categoria que ele criou, eu espero que esses cabeças duras e a viúva do nosso saudoso Aurélio entrem em acordo e voltem a correr todos juntos o mais rápido possível.
    Os fãs ficarão sem ver as corridas na tv? Eu fiquei muito triste em ver o grid da Fórmula Truck esvaziado e ficarei mais triste ainda sem poder ver a Copa Truck na tv, será o começo do fim da corrida de caminhões no Brasil que já está na UTI a um passo da cova.

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  3. Mário Pinheiro 7 de abril de 2017 at 18:06

    Como já disse recentemente aqui mesmo, o automobilismo não vai bem no Brasil; isto já é de longa data. Entretanto, iniciativas como esta fazem a diferença.

    Dá dó toda e qualquer divisão, mas existiu responsabilidade das três partes envolvidas. Agora é apostar no futuro.
    Acredito e espero uma união futura, apesar da diversidade de objetivos.

    Havendo duas categorias, acompanharei as duas e torcerei pelo sucesso…de ambas.
    Afinal, o que importa é um automobilismo que satisfaça todos os envolvidos.

    Mário Pinheiro

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