Por Americo Teixeira Jr. – Conquistado em 10 de setembro de 1972 por Emerson Fittipaldi, talvez este primeiro não tenha sido o título mais espetacular de um piloto brasileiro na Fórmula 1, afinal, seguiram-se outros sete para qua haja uma comparação. Mas certamente foi o mais importante pelo pioneirismo, assim como sua trajetória na Fórmula 1, desde sua estreia no dia 18 de julho de 1970.
Depois dele, cada um que chegou o fez por méritos próprios e enfrentando suas próprias dificuldades. Mas o bicampeão serviu de modelo, motivação, inspiração. A importância do filho caçula do Barão Fittipaldi e Dona Juzi foi tamanha que inspirou toda uma geração de pilotos, jornalistas e demais profissionais do automobilismo. Foi através dele que a Fórmula 1 entrou na casa do brasileiro e se tornou um esporte tão popular entre nós.
Assim, nesta segunda-feira não estão sendo comemorados apenas os 40 anos do primeiro título de Emerson Fittipaldi, mas também o ingresso do Brasil no cenário do automobilismo mundial como protagonista, uma mudança radical no modo como o esporte passou a ser encarado por aqui, o aperfeiçoamento da imprensa especializada.
Muitos outros ídolos brasileiros ascenderam à Fórmula 1 desde aquele Grande Prêmio da Inglaterra de 1970 e trilharam caminhos de vitórias e fracassos. Mas para estes não foi uma aventura às cegas, pois havia um modelo, um projeto realizado, uma atitude corajosa e pioneira a seguir. Seu nome: Emerson Fittipaldi.
