Audi lança R18 e resgata conceito do R8C de 1999

O novo carro da Audi para a prova 24 Horas de Le Mans foi apresentado ontem em Ingolstadt, Alemanha. Trata-se do R18 TDI, o primeiro protótipo fechado da marca alemã desde o R8C, que competiu em algumas provas em 1999, ano que marcou o ingresso da Audi nas provas de endurance nessa atual fase.

O novo carro, com motor V6 turbo diesel de 3,7 L, surge com a responsabilidade de repetir o sucesso dos antecessores R8, R10 TDI e R15 TDI. Esses modelos, somados, venceram nada menos do que nove edições da histórica prova francesa em 12 participações consecutivas.

Essa busca por novas vitórias não apenas em Le Mans, mas nas demais competições de endurance das quais tomará parte, a Audi desenvolveu um carro enquadrado no novo regulamento da LMP1, mas o R18 TDI tem elementos amplamente testados e aprovados nos anteriores. Até mesmo soluções desenvolvidas para o A4, do DTM, também foram consideradas.

Apesar de sua apresentação, levará um tempo para que o R18 TDI seja visto em provas. A abertura da temporada, que acontecerá em Sebring no dia 19 de março, ainda será com o R15 TDI. O novo protótipo participará do Test Day em Le Mans, marcado para 24 de abril, e a primeira aparição em competição está agendada para a Seis Horas de Spa-Francorchamps, em 8 de maio. A lendária 24 Horas de Le Mans acontecerá em 11 e 12 de junho.

1 Comment

  1. Flavio Perillo 13 de dezembro de 2010 at 9:42

    Que carro fantástico.
    Se não tivesse pneus, diria que era uma aeronave de combate.
    Com certeza fará frente aos Peugeot que também são super eficientes.
    Uma pena que esses carros não devem voltar por aqui tão cedo.
    Abraços

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *