Sobre Américo Teixeira Jr.

Em Interlagos, durante o Grande Prêmio de Fórmula 1 de 2014, entrevistando Wilson Fittipaldi Junior para a Rede Bandeirantes de Rádio

Dos meus 55 anos de vida, 36 deles foram integralmente dedicados ao Jornalismo e não tenho planos de parar tão cedo.

Minhas andanças pela redações começaram antes mesmo de entrar na faculdade. Quando comecei a cursar Jornalismo no Instituto Metodista de Ensino Superior (atual Universidade Metodista), em 1983, já tinha alguma coisa publicada em jornais da região do ABC Paulista. Essa prática se intensificou durante o curso, com trabalhos mais duradouros na Gazeta de Vila Prudente e Gazeta de São Bernardo. Foi um período rico também em produção acadêmica e participação em congressos e seminários sobre Jornalismo.

Com Oswaldo Negri Junior, em Detroit, USA

O automobilismo sempre foi o carro-chefe de minha carreira, não havendo um único período em que eu não estivesse atuado no setor. Mas entre 1986 e 1989, concomitantemente à cobertura automobilística, fiz outras áreas do Jornalismo. Fui colaborador da Folha Informática, caderno da Folha de S. Paulo, e no mesmo jornal fui redator de esportes. Posteriormente a essa experiência, atuei como assessor de imprensa da Avon Cosméticos.

Mas enquanto transitava pela chamada Grande Imprensa e também pelo setor corporativo, já militava na revista AutoEsporte como colaborador na área de kart. Essa oportunidade veio pelas mãos do jornalista Roberto Ferreira e durou exatos oito anos, finalizando em 1994. Embora tenha sido valioso estar na Folha e Avon, desde 1989 – e até hoje – o meu trabalho tem sido exclusivamente como jornalista especializado em automobilismo.

Como assessor de Helio Castroneves, em St. Petersburg

Ainda no segmento de revistas, fui editor-executivo – e posteriormente editor-chefe – na revista Racing, levado pelas mãos de Marcus Zamponi. Depois, também editei a Motorsport Brasil, revista da Confederação Brasileira de Automobilismo, criada pelo então presidente, Paulo Enéas Scaglione.

Como assessor de imprensa, assessorei pilotos (Helio Castroneves, Rubens Barrichello, TonyKanaan, entre outros), equipes (A. Guaraná Competições), categorias (Fórmula Chevrolet, Stock Car, Brasileiro de Marcas e Pilotos) e entidades (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Com Emerson Fittipaldi, ainda nos tempos da Racing

Ao longo desses anos, tive a oportunidade de cobrir alguns dos principais eventos do automobilismo internacional, com destaque para a Fórmula 1 (no Brasil e Europa), Indy
(incluindo oito edições da Indy 500), provas de Endurance (24 Horas de Le Mans e 12 Horas de Sebring), além de feiras como Autosport International (Inglaterra) e Performance Racing Industry Trade Show, em Indianapolis, já na condição de representante no Brasil.

Em se tratando de Fórmula 1, editei por duas ocasiões o Programa Oficial do Grande Prêmio do Brasil e fiz a cobertura nos últimos anos para a Rádio Bandeirantes, a convite do narrador Odinei Edson.

Com os Castroneves: Helião e Helinho (Foto Silvia Linhares)

Atualmente, sou editor do Website Diário Motorsport e do Guia Diário Motorsport, continuo assessorando o piloto Oswaldo Negri Junior e ampliei as atividades para a área de assessoria de negócios, com trabalhos para os pilotos Helio Castroneves e Carlos Cunha Junior.

Para terminar, lancei recentemente o livro Os Campeões e Eu, que você pode adquirir conhecer AQUI.