Promovida pelo piloto e empresário Linneu Linardi, a Fórmula Academy Sudamericana começará no dia 20 com o mesmo pacote técnico das extintas Fórmula Futuro e Fórmula 4 Sudamericana

Por Américo Teixeira Junior

Já foram iniciados os testes com o chassi da Fórmula Academy Sudamericana em Interlagos, ainda ostentando a logomarca da categoria anterior (Foto Reprodução do Facebook do diretor técnico Rui Salles)

Com lançamento oficial agendado para 2 de maio e abertura do campeonato, em Interlagos, no dia 20, uma nova categoria-escola de monopostos passa a fazer parte do cenário automobilístico brasileiro e sul-americano. Trata-se da Fórmula Academy Sudamericana (F-A Sudam), promovida pela Linardi Sports, do piloto e empresário Linneu Linardi.

A F-A Sudam é a terceira fase de utilização dos chassis construídos pela francesa Signatech, que chegaram ao Brasil por intermédio do ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, criador da Fórmula Future (depois, Fórmula Futuro). As competições foram realizadas em 2010 e 2011 e os carros voltaram às pistas tempos depois, mais precisamente entre 2014 e 2016, sob a denominação Fórmula 4 Sudamericana. Nesse período, a categoria teve o comando do promotor argentino, radicado no Uruguai, Gerardo Salaverria.

Para esse novo estágio, que já conta com o apoio da Engebras e Band Sports, os dois profissionais do automobilismo firmaram um acordo no qual foi preservada a expertise de cada um. Enquanto Salaverria entrou com os 17 carros disponíveis, a Linardi Sports assumiu os direitos de imagem, promoção, divulgação e comercialização da F-A Sudam. No que tange ao manuseio dos carros e motores, toda a operação de logística, manutenção e preparação do pacote técnico está a cargo do diretor técnico da Linardi Sports, o engenheiro Rui Salles, que mantém sua base em Piracicaba (SP).

“Eu sempre fui apaixonado pelo automobilismo e vejo esse momento como importante para lançar uma categoria como a nossa porque estamos sem representantes na Fórmula 1. Há espaço para todo mundo. Tenho uma admiração enorme pelo Augusto Cesário, por tudo o que ele já fez e faz pela Fórmula 3. O Dener Pires, da Porsche Cup, também faz um trabalho incrível. Aprendo muito com eles”.

Linneu Linardi

Como nas versões anteriores, a categoria terá gestão única, cabendo ao promotor a tarefa de oferecer condições técnicas iguais para todos os pilotos. Para uma rodada dupla completa, o custo para os pilotos se situará entre US$ 6,000 e US$ 7,000 (de R$ 21.000 a R$ 24.000 em números arredondados). Isso inclui as atividades da programação oficial, pneus, combustível e demais itens necessários para colocar o carro na pista.

Geração de oportunidades

Às vésperas de completar 30 anos de automobilismo, Linneu Linardi identificou na parceria uma oportunidade para os pilotos recém-saídos do kart, justamente numa fase em que há espaço para novas manifestações no âmbito dos monopostos. “O automobilismo tem de crescer com o oferecimento de oportunidades como essa, que eu não tive na minha carreira, e ampliando o número de participantes”, disse o empresário.

O modelo de negócios da Linardi Sports contempla também o aspecto social, que contribui para a formação de mão-de-obra especializada e geração de empregos. Isso foi possível por meio de uma parceria com o Senai Ipiranga, em São Paulo. Reconhecida por oferecer educação profissional nos setores automotivos e eletroeletrônicos, a Escola Senai Conde José Vicente de Azevedo terá alunos de seus cursos superiores e técnicos na F-A Sudam.

Tecnicamente falando, o chassi é produzido com fibra de carbono e homologado pela FIA, o que significa obedecer as normas de segurança ditadas pela entidade internacional. O motor FIAT 1.8L, 16 válvulas e 160CV coloca a F-A Sudam como uma opção para quem sai do kart.

Um dos carros já está no Brasil para testes e desenvolvimento, incluindo algumas voltas em Interlagos. Os demais estão sendo embarcados no Uruguai com destino a Piracicaba (SP), sede categoria. O campeonato, de homologação Codasur e estreita ligação com a CBA e federações como a São Paulo, terá 16 provas ao longo de oito eventos. Sobre isso, a Linneu Sports está aplicando o conceito muito utilizado nos Estados Unidos, com atrações para toda a família. Shows musicais estão na pauta e uma parceria com a dupla Fernando e Sorocaba já foi firmada.

O canal de esportes por assinatura do Grupo Bandeirantes de Comunicação, o Band Sports, mostrará as corridas da F-A Sudam em tape, sempre no fim de semana seguinte à realização dos eventos. Nesse sentido, além das ações de captação de imagem e edição, a categoria terá locutor, comentarista e repórter próprios, em fase de definição dos nomes.

Calendário

20/05 – Interlagos
10/06 – Cascavel
22/07 – Londrina
19/08 – A Definir
23/09 – Campo Grande
14/10 – Velo Città
25/11 – Interlagos
09/12 – Montevideo – Uruguai

Foto Destaque: Claudio Kolodziej

Compartilhar

7 COMENTÁRIOS

  1. O automobilismo brasileiro demonstra renascer em suas bases. Que demonstrem toda a competência, visão de futuro, persistência, eficiência. As referências citadas, de fato, são ótimas. E, acima de tudo, que o ESPORTE seja valorizado em sua essência e propósito, pois é isso que cria condições para os grandes campeões se revelarem. Sucesso!

Muito obrigado por participar. Forte abraço, Americo Teixeira Jr.