O terceiro carro da equipe de Fórmula 1 fundada por Gene Haas é uma evolução do modelo do ano passado, informam seus dirigentes

Por Américo Teixeira Junior – Fotos Haas F1 Team

Quando se esperava que o lançamento do Williams FW41 Renault, marcado para amanhã, constituir-se-ia no primeiro carro apresentado para a temporada 2018 de Fórmula 1, a Haas F1 Team “furou a fila” e revelou nesta quarta-feira as fotos do VF-18, carro que será utilizado na temporada 2018 pelos pilotos Romain Grosjean e Kevin Magnussen.

A nomenclatura do carro segue a tradição criada em 1988, quando a Haas Automation construiu sua primeira (“F” de First) uma fresadora industrial vertical (“V”). Gene Haas revelou que o VF-18 é resultado do refinamento do anterior, uma vez que foram eliminadas e/ou modificadas as particularidades que prejudicaram a performance do VF-17.

A ausência de mudanças radicais permitiu que os engenheiros se debruçassem sobre o principal desafio aerodinâmico para a temporada, que é a introdução do Halo. Outro fator que demandou muito estudo foi a eliminação elemento aerodinâmico conhecido como Shark Fin (ou “Barbatana de Tubarão), que se constitui numa aleta paralela ao assoalho do chassi, ligando a tomada de ar ao aerofólio traseiro, como elemento da cobertura do motor.

Compartilhar

Muito obrigado por participar. Forte abraço, Americo Teixeira Jr.