quinta-feira, abril 25, 2024

Kartistas Brasileiros são confirmados em competição da FIA

Share

A oitava edição do CIK-FIA Karting Academy Trophy terá provas na Bélgica, França e Finlândia

Por Américo Teixeira Junior

Nicolas Fabris tem disputado diversas corridas nos Estados Unidos e Brasil (Foto Reprodução Website do Piloto)

Os kartistas Kiko Porto e Nicolas Fabris representarão o Brasil no CIK-FIA Karting Academy Trophy. A competição, destinada a pilotos nascidos em 2003, 2004 e 2005, foi criada pela Comissão Internacional de Kart da FIA, em 2010, para revelar novos talentos ao automobilismo de competição, a partir de uma disputa em igualdade de condições. Todos utilizarão, nesta temporada, o equipamento homologado para o triênio 2016/2018: chassis Exprit, motor Vortex e pneus Bridgestone.

A inscrição de dois competidores na atual temporada pode ser classificada como uma vitória política do ex-presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, e do dirigente Giovanni Guerra, representante eleito do país na CIK-FIA. Isso porque, tendo em vista a ampliação dos países participantes (Chile, Colômbia, Kwait, Marrocos e Peru estreiam neste ano), a entidade internacional aventou a possibilidade de diminuir uma vaga brasileira. A ação imediata, entretanto, garantiu a manutenção das duas vagas, condição já conquistada a partir de 2014. Entre 2010 e 2013, houve apenas uma vaga/ano.

Embora imberbes, ambos são campeões brasileiros e já acumulam experiência internacional. Nicolas Gabriel Bérgamo Fabris acabou de completar 12 anos, no último dia 4 de março. Nascido na cidade paulista de Limeira, foi campeão brasileiro de Cadete de 2015, no Velopark, Rio Grande do Sul. O pernambucano Francisco “Kiko” Melo Porto garantiu o título de Campeão Brasileiro da Junior Menor no ano passado, conquista sacramentada no Kartódromo de Paladino, na Paraíba.

Serão 51 pilotos de 39 países e cinco continentes na competição da CIK FIA. O Brasil é um dos poucos países a ter duas vagas – e único sul-americano – na lista de inscritos, que pode ser vista em sua totalidade AQUI. Em 2013, com a presença de Pedro Piquet, o país venceu pela primeira vez no Academy Trophy. A primeira das três rodadas de 2017 será em Genk (Bégica, 14 de maio), seguindo-se as de Le Mans (França, 2 de julho) e Alaharma (Finlândia, 23 de julho).

Kiko Porto é também tricampeão Pernambucano de Kart (Foto Chris Reis/PlanetKart)

Read more

Local News