© FOTO STUDIO COLOMBO X FERRARI
Fernando Alonso deixará a Ferrari depois de cinco temporadas (Foto Studio Colombo/Ferrari Media)

Por Americo Teixeira Jr. – O Diário Motorsport pode afirmar, com convicção, que o espanhol Fernando Alonso, bicampeão mundial de Fórmula 1 nos anos de 2005 e 2006, será piloto titular da equipe McLaren em 2015. Embora não seja possível, ainda, precisar quando será o anúncio oficial, os advogados das partes – piloto, McLaren, Honda e Ferrari – já encontraram um denominador comum e o desligamento de Alonso do contrato com o time italiano, que rezava sua permanência até 2016, já foi concretizado.

A aproximação do Grande Prêmio do Japão, no próximo domingo, fez com que houvesse uma aceleração em todo o processo e as últimas arestas foram reparadas por ocasião da corrida em Singapura. Para o contrato por “varios anos” não há qualquer obstáculo sobre multa contratual, pois as bases do acerto já foram resolvidas entre os novos contratantes e a Ferrari. Apesar de todo o sigilo que cerca a operação, não está descartado um anúncio ainda nos próximos dias no Japão.

Comentário: O Diário Motorsport acertou. Em 11.12.2014 a McLaren confirmou a contratação do bicampeão

 

Compartilhar

30 COMENTÁRIOS

  1. olá pessoal, por tudo que se diz acima e por tudo que vivemos como torcedores esse tempo todo,.. Alonso não é flór que se cheire, vai me fazer crer que ele não sabia de nada sobre Cingapura? Ha ha ha ha!!! Dizer que piquet Jr foi intimidado eu até acrdito (ruím por ele ser filho de quêm é) mais querer me fazer crer que Alonso foi “mariotenado”,…. dificil de engolir!
    Então contra tudo e contra todos! RRRRRubens Barrichello na Mclaren! (ok, pode ser até na Marussia!)… chama que ele (e eu tb!) topa!

  2. As especulações sobre a saída de Fernando Alonso da Ferrari, não são novas . Desse modo, o Jornal Alemão há algum tempo, reportava essa possibilidade. A publicação na época apontava o interesse da Honda pelo Piloto Espanhol. Contudo, a Ferrari continuava a negar tal fato. Creio que agora ele se confirma .Considero Fernando Alonso um Piloto excelente e tecnicamente perfeito. Admiro o Profissional, portanto procuro não misturar o profissional, com a parte pessoal pois para julgá-lo creio ,deveria conhece-lo melhor. Existem inverdades relatadas e não muito bem explicadas sobre determinados fatos que não me cabem relatar. A verdade sempre possui dois ângulos, de uma questão.

  3. @Sennafogo Eu vi primeiro no Crash um site que eu acompanho e foi um tempo depois de ter postado a minha opinião. Como estávamos falando sobre isso achei legal divulgar. Acho que isso tudo está rolando já a algum tempo pois é muito estranho o Vettel tomar esse caldo do Ricciardo. E também estranho esse afastamento do Newey. Acho que a Ferrari se cansou do Alonso e resolveu montar um novo Dreamteam com o Vettel e pessoas de sua confiança. Um engenheiro do Vettel (o cara do simulador) já havia sido anunciado. Acho que vem mais surpresas por aí.

    O Espanhol está fazendo um charme enorme pra dizer para onde vai, mas tem tudo a ver ele voltar para a MacLaren, afinal para onde mais ele pode ir? Lotus?? Pode ser, mas a Lotus parece meio que mal das pernas, então é mais do que certo que seja para a MacLaren.

    Acho que o Vettel quer um novo desafio e foi atrás disso” mas acho que ele está levando mais do que o eng. Do simulador. Acho que ele está imitando o Schumacher quando este já era bicampeão e deixou a Benneton. Ele é novo e tem tempo para esperar a Ferrari se reerguer já o Alonso é mais vejo e tem menos tempo e por isso se cansou a Ferrari. Mas é um risco que está cometendo. E grande. Como será o novo motor Honda? Pode ser muito bom, mas pode ser ruim. Vamos ver no que dá.

    OBs. Também não falo Alemão mas sabia que teria algo lá. Abs

  4. @Fernando, eu quase não sei inglês, tu ainda colocas um site em alemão?…O_O
    kkkkkkkk, cara, pelo que pude perceber, realmente você estava certo na saída do Vettel, mas isto ainda não quer dizer que ele tenha sido “encostado”. Sinceramente não acredito nisto, mas como eu disse antes, o mundo da F-1 é volúvel demais para o meu gôsto e esta troca do Vettel já para 2015 reflete bem isto. Na minha opinião ele está errando, e se ainda mostra imaturo com esta decisão. Aliás, Ricciardo se mostrou surpreso com a saída de Vettel…
    Ano que vem será Kvyat e Ricciardo na RBR… huummm…interessante.
    Ah sim, com isto o destino de Alonso então parece estar realmente traçado. Ou não? xD

  5. @Fernando, não acompanhei o campeonato de 2013 como estou mais ou menos acompanhando o deste ano. Para mim a F-1 está muito chata desde 2011…
    Realmente o Vettel já disse que quer guiar a Ferrari, e se ele já tem um pré-contrato para 2016, não tem porque apressar a ida dele para ano que vem. Até diante das regras que mais uma vez irão mudar para ano que vem. E justamente por isto também, creio que o Alonso fica mais um ano na Ferrari e cumpre seu contrato até o final, depois ele vai para onde quiser.

    Não acho que encostaram o Vettel e o Newey não. O Adrian, todo mundo sabe, saiu dos holofotes porque a porcaria da FIA (para não falar um palavrão) fica mudando as regras de ano em ano…¬¬

    Continuo dizendo: não tem nada de estranho o Vettel tomar “caldo” do Ricciardo, ele não conseguiu se adaptar ao novo carro tão bem como o seu novo companheiro, simples.
    Só falta você dizer que a Williams está encostando um pouco o Massa (u_u), que por exemplo, tá tomando um vareio do Bottas… o cara está muito azarado. Muitas quebras/acidentes no ano, enquanto Bottas passou liso em quase tudo…

  6. Para deixar claro, na minha opinião, não é o Alonso indo para a MacLaren e deixando o lugar vago na Ferrari. Foi o Vettel chegando que empurrou o Alonso pra MacLaren. Fui.

  7. @sennaffogo realmente o que vc diz esta certo. realmente alguns pilotos se adaptam melhor do que outros. Mas se você observar o que está acontendo na rbr diria que é algo muito suspeito. E como essas teorias da conspiração fazem parte da diversão vou acrescentar o seguinte: tenho uma grande suspeita de que a Ferrari fechou algum acordo com o Vettel, talvez um pré-contrato para 2016, o próprio Vettel já deixou claro muitas vezes que quer dirigir pela Ferrari ao final de seu contrato, e eu acho que isso terminou por azedar a relação Ferrari/Alonso. Ambos tem contrato para 2015 com seus respectivos times mas acho que tem algo do tipo por trás. Até outro dia o Newey era todo sério a respeito do trabalho de designer e já encostaram o cara. O Vettel esse ano tomou um caldo do Ricciardo e noto uma certa falta de clima na RBR. Algo aconteceu ali. Tudo muito estranho. Não acha? Então se Vettel está indo pra Ferrari (quem sabe com o Newey) em 2016 mas tá mais parecendo que já em 2015 mesmo (porque não) porque Alonso ficaria na Ferrari. isso azedou o clima Alonso/Ferrari de vez.

    Ano passado ele fez que ia trocar a Ferrari, lembra? E no fim a Ferrari é que tomou a decisao. Esse lance dele dizer que a decisao é da Ferrari é por isso: Vocês decidem! se querem ele ou eu. Não foi o alonso que começou isso. Foi o Vettel. A R Bull encostou o Vettel e o Newey. O Vettel está muito conformado com o péssimo ano que está tendo. E o Newey está afastado para não fazer parte do design do próximo carro.
    Hoje é sexta-feira e eu tinha muito tempo nas mãos, hahaha. Mas fas sentido não faz? E todos eles vão ganhar um caminhão de dinheiro com tudo isso.

    Escrevo do Ipad e o teclado é terrível, peço desculpas pela acentuação.

  8. Pronto, começaram as teorias da conspiração…..u_u
    Na boa @Fernando, você até pode ter razão em tudo que disseste, até porque o mundo da F-1 é volúvel demais para o meu gôsto, mas acho meio absurdo algumas coisas que você disse, principalmente em se tratando de RBR e Vettel.
    Cara, mudaram a regra, já não é de hoje que vemos pilotos excelentemente bem num ano, e no ano seguinte com as regras mudadas, alguns pilotos se sobressaem mais que outros que estavam em alto no ano anterior. Este é o caso de Vettel e Ricciardo na RBR. Às vezes uma equipe fica muito na frente de outras, etc.. Temos casos passados (e presentes) disto e você parece não estar levando nada disto em consideração… a própria Brawn GP foi um exemplo disto. Não fosse por ela o Button não seria campeão ainda…

  9. Ha! Ha! Ha! Em 2015, a McLaren terá um picareta dirigindo um McLaren-EcaHonda!!! Vou adorar ver o Reclamonso se arrastando nas últimas posições, e gritando que melhorou meio segundo por volta para a equipe.

  10. Alonso na McLaren. Acho que eles tentaram o Hamilton primeiro mas deve ter feito uma pedida absurda, não em termos financeiros, mas em outros aspectos (eu sei que o Alonso tem o salário maior entre todos, mas quem paga é o Santander, que aliás foi quem enfiou ele na Ferrari ao pagar a multa rescisória do Raikkonen, mas o fato é que ele pode ter usado essa sondagem como trunfo pra barganhar um aumento na Mercedes, ou mesmo ter feito algumas exigências que a McLaren não quis acatar, já que a McLaren impõe umas restrições que as outras equipes não possuem, como por ficar com todos os troféus conquistados por seus pilotos, só abriram exceção uma vez para o Senna). Certamente também tentaram o Vettel, mas o alemão é sonho antigo da Ferrari e o salário dele na Red Bull não é tão alto assim (não pra alguém no patamar que ele já alcançou) além da própria Red Bull também ter um ambiente muito fechado e regrado como a McLaren, então o ambiente mais liberal da Ferrari pode pesar na escolha dele, além da equipe ter condições de cobrir qualquer oferta da concorrência e da própria Red Bull.

  11. Isso tudo já está definido faz tempo. Aposto que a Ferrari já sabia da saída de Alonso no final da temporada. Porque acham que o Vettel não andou nada esse ano? De repente ele desaprendeu a pilotar? Do nada o Ricciardo ganha todas para RBR e o Vettel nenhuma? Gente, Vettel na Ferrari (red bull boicotou ele esse ano) e Alonso na MacLaren. Button ou sai ou vai para a RBR. Vergne dancou entao a RBR nao tem ninguem pronto para na sua academia de pilotos. Button se aposenta logo e o Ricciardo esta mandando bem. Essa eh a minha aposta. Pior das hipoteses Button e Alonso na Mac Laren.

  12. Ótimo ngecio p McLaren. E o melhor e mais completo piloto do grid atual. Tomara q a McLaren venha com um bom carro a altura do talento do Alonso

  13. Nunca engoli a inocencia dele no SingapuraGate e a situação foi mascarada pela máxima “todo piloto quer vencer”, considerando ética e isenção para que isso aconteça. Que ele tem talento, é inquestionável, mas no aspecto estratégia, El Fodon de Las Asturias tá penando faz tempo pois depois dos dois títulos sob a batuta do Briatore (que já se sabe não é um poço de virtudes), só fez escolhas equivocadas. Deixando o pacheco de lado, vamos ver o que acontece.

  14. @André Sb, eu não dou bom dia para ele porque não o conheço como pessoa, não convivo com ele, portanto não tenho tal obrigação. Mas nunca falei mal dele como pessoa. Eu não gosto dele como piloto, e como uma pessoa que assiste à F-1, tenho direito de gostar ou não de quem eu quiser. É simples.
    Não tenho ódio dele, assim, aquele sentimento negativo e tal, simplesmente não gosto dele, apenas isto. Tenho meus motivos para isto, e acredito que muitos que não gostam dele, compartilham dos mesmos…

  15. 98,36% dos brasileiros que não gostam do Alonso jamais disseram um bom dia sequer pro cara, nunca lhe mandaram um tt, ou seja… só sabem do mesmo pela internet e tv: porque tanto ódio?

  16. Realmente o piloto mais completo da atualidade, para a McLaren/Honda não pode existir ninguém melhor, com ele não existe corrida perdida e ele sabe tirar leite de pedra, agora a pergunta que fica é quem vai pro carro vermelhinho??? E como vai ser a dança das cadeiras? Vou esperar o Americo cravar mais esta!!!

  17. Eu acho que seria um absurdo de ambas as partes, mas independentemente disto, espero que ele não ganhe mais nenhum título na carreira…..¬¬

    Agora, gente, vou falar sério, com as mudanças ridículas que estão por vir, a Fórmula 1 vai ficar muito chata ou vai voltar a ficar muito boa. Será 8 ou 80! Porque como é sabido, os carros atuais estão carregados de tecnologia até no canudinho de água para os pilotos, e os caras querem fazer uma revolução de um ano para o outro? Ou melhor, de uma corrida para outra?? O_O Os caras são idi*tas, imb*cis ou o quê? Um bando de sem noção…

    Enfim, para mim que voltei este ano a acompanhar mais ou menos regularmente a F-1, a corrida de Cingapura foi tão chata, mas tão chata, que a minha vontade era nem terminar de vê-la…..u_u
    Se as primeiras no ano que vem forem assim…eu largo de mão e volto em 2016.

Muito obrigado por participar. Forte abraço, Americo Teixeira Jr.