Depois de criar a categoria Espron, administrar os autódromos do Rio e Brasília e de se dedicar à criação da Liga Independente do Automobilismo, o tricampeão Nelson Piquet encabeça um empreendimento para construir pneus de competição no Brasil (Foto Fernanda Freixosa/Vicar)
Depois de criar a categoria Espron, administrar os autódromos do Rio e Brasília e de se dedicar à criação da Liga Independente do Automobilismo, o tricampeão Nelson Piquet assume outra frente no automobilismo brasileiro e encabeça um empreendimento para construir pneus de competição no Brasil (Foto Fernanda Freixosa/Vicar)

Por Américo Teixeira Junior – Acostumado a empreendimentos empresariais ousados, bem aos moldes de sua vitoriosa carreira no automobilismo, o tricampeão mundial Nelson Piquet se lança agora em nova empreitada de largo espectro no âmbito do esporte que o consagrou. Em parceria com a empresa italiana Le Cont, construirá uma fábrica de pneus de corrida no Brasil. O local já foi escolhido. Será em Fortaleza, Ceará, em razão do posicionamento estratégico, da potencialidade logística e das facilidades oferecidas pelos governos locais para instalações industriais.

Da nova fábrica sairão principalmente pneus de kart e, para esse fim, o processo de homologação já está em andamento na esfera da Confederação Brasileira de Automobilismo. Na verdade, a Le Cont já havia homologado no Brasil os seus pneumáticos para kart anteriormente, o que significa dizer que já tinha permissão da Comissão Nacional de Kart para vender no Brasil como equipamento importado. A nova homologação muda esse quadro, uma vez que agora se refere à produção nacional.

A Le Cont foi criada em 1993 em Trento, norte da Itália, pelos irmãos Sergio e Valter Cont. Desde então tem destacada atuação em certames nacionais e continentais, tendo registrado diversas conquistas nesse período. Seus pneus contam com homologações da CIK-FIA e no portfolio da empresa há também pneus de carros de corrida nas composições duro, médio e macio.

Todas a providências para o início da construção em Fortaleza já foram tomadas e a obra está sendo iniciada. Embora o Diário Motorsport não tenha tido acesso ao cronogramada da edificação, o objetivo é estar em condições de colocar a produção da nova fábrica no mercado já em 2017.

Um dos modelos da linha Le Cont de Kart (Foto www.lecont.com)
Um dos modelos da linha Le Cont de Kart (Foto www.lecont.com)
Compartilhar

10 COMENTÁRIOS

  1. Excelente iniciativa ! Com certeza vai ser muito bom para o kart e categorias automobilística nacionais , além de gerar novos empregos ! Principalmente sendo feito pelo empresário e piloto vitorioso Nelson Piquet ! Sucesso!

  2. Parabéns ao Nelson. Que de fato existe concorrência com os fabricantes nacionais, pois o maior entrave do kartismo nacional é o preço absurdo e surreal dos pneus.

  3. Todos os fabricantes de equipamentos para kart de competição tiveram, ao longo do tempo ,que se modernizar e se adequar a um mercado cada vez menor e mais racional no tocante aos custos.
    Exceção à regra, o mercado de pneus não sofreu concorrência é tem sido o principal limitante ao desenvolvimento do kartismo no Brasil.
    É muito bem vinda essa iniciativa, que se não resolver o problema do custo de imediato, cria o precedente da concorrência.
    Parabéns pela iniciativa.

  4. acho a iniciativa espetacular, pois nós amantes de automóveis, gostamos de equipar nossos veiculos com pneus de alta qualidade, e acredito que teremos , pois não aguento mais procurando o pneu 295/50/15, para o meu carro, pois se trata de pneu importado, desta forma teremos o pneu 295 nacional e de excelente qualidade.parabéns pela iniciativa…

Muito obrigado por participar. Forte abraço, Americo Teixeira Jr.