Home » Carros de Fórmula 1, Fórmula 1, História

Williams FW06 Ford Cosworth DFV

6 abril 2010, 1:40 pm 1 comentário 1.528 views

O ano de 1978 foi antológico para Frank Williams. Mesmo sem os resultados expressivos que o sucederia, foi o marco que transformou sua equipe em uma das gigantes da Fórmula 1. Até então, a Williams era uma equipe de final de pelotão, com seu dono, um ex-piloto que não conseguiu seguir carreira por falta de recursos financeiros, fazendo malabarismos para se manter no grid.

Na categoria, o nome Williams como equipe existe oficialmente desde 1973, mas a organização do agora Sir Frank Williams, a então Frank Williams Cars Racing, havia sido fundada em 1966 e estado na categoria a partir de 1969 por meio de associações e parcerias.

O rompimento da parceria entre Williams e Walter Wolf, no início de 1977, projetou um novo rumo para o construtor inglês. Formou sociedade com o projetista Patrick Head, que seguira com Williams após sua saída da Walter Wolf Racing. Naquele ano, enquanto a equipe se debruçava sobre um March pilotado pelo belga Patrick Neve, Head desenhava o carro para 1978 e Williams, sabedor da necessidade de buscar novos mercados para a Fórmula 1, dedicou esforços no Oriente Médio.

A grande “ferramenta” de crescimento da Williams foi obtida com o patrocínio da Saudia, empresa aérea da Arábia Saudita. O anúncio do acordo e o lançamento do FW06, equipado com o motor Ford Cosworth DFV, deram à Williams uma nova estrutura. Se em 1978 o WF06 nas mãos do australiano Alan Jones se limitou ao 2º lugar em Watkins Glen, ao 4º na África do Sul e ao 5º lugar no Grande Prêmio da França, foi com esse modelo de Patrick Head que a equipe passou a ser vista de modo diferente na Fórmula 1. E as vitórias e os títulos não tardariam.

Alan Jones no Grande Prêmio dos Estados Unidos, prova que concluiu em 2º com o Williams FW06 Ford Cosworth (Foto Williams F1, Watkins Glen, 1.10.1978)

Alan Jones no Grande Prêmio dos Estados Unidos, prova que concluiu em 2º com o Williams FW06 Ford Cosworth (Foto Williams F1, Watkins Glen, 1.10.1978)

Alan Jones no Grande Prêmio de Mônaco com o Williams FW06 Ford Cosworth (Foto Williams F1, Monte Carlo, 7.5.1978)

Alan Jones no Grande Prêmio da África do Sul, prova que concluiu em 4º com o Williams FW06 Ford Cosworth (Foto Williams F1, Kyalami, 4.3.1978)

Alan Jones no Grande Prêmio da Alemanha com o Williams FW06 Ford Cosworth (Foto Williams F1, Hockenheim, 30.7.1978)

Post to Twitter

Posts Relacionados:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading ... Loading ...

1 comentário »

  • Flavio Perillo disse:

    Época de “ouro” da F1, aonde os carros não eram todos parecidos. Cada construtor seguia sua própria intuição, isso mesmo, intuição.
    Não havia ainda grandes desenvolvimentos com a aerodinâmica e a maior preocupação era com a refrigeração dos motores.
    Basta ver as fotos da matéria para ver que haviam radiadores pra todo lado nos carros.
    Senta que lá vai história!!
    Abraços

Comente!

Adicione seu comentário abaixo

Este site suporta o uso do Gravatar. Para utilizar um avatar personalizado, favor registrar-se em Gravatar.